top of page

Terapia Intervencionista da Dor

Neurocirurgia

Clique aqui e conheça o novo site do Dr. Fabrizio: 

drfabrizioscardino.com.br

Dr. Fabrizio B. Scardino

Neurocirurgia e Dor

CRM-ES 7461

 

Olá! Sou Neurocirurgião e especialista em Dor!  

 

Sou médico formado na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Durante a faculdade me encantei pela Neurocirurgia, pela complexidade do cérebro e da coluna vertebral, e decidi me especializar nesta área. Sendo assim, realizei minha Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, um dos melhores Serviços de Neurocirurgia do país!

 

Após a Residência Médica, já Neurocirurgião, quis aprofundar meus conhecimentos e resolvi fazer um mestrado, tendo me tornado Mestre em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, também em São Paulo, com dissertação sobre Cirurgia da Coluna Vertebral.   

 

Realizei ainda estágio em um dos principais Centros de Neurocirurgia do mundo, O Barrow Neurological Institute, em Phoenix/EUA.

 

Após estes vários anos de estudo e dedicação ao aprendizado da Neurocirurgia, retornei para minha terra natal, Vitória, onde comecei a exercer minha profissão!

 

Durante os anos de trabalho e com a experiência adquirida, pude notar que muitos dos pacientes que atendia apresentavam dor crônica na coluna vertebral e que, apesar de não apresentarem indicação de cirurgia, também não apresentavam melhora satisfatória com o tratamento com remédios e fisioterapia.  

 

A fim de proporcionar uma gama maior de possibilidades de tratamento e maior alívio da dor a estes pacientes, decidi me aprofundar no tratamento da dor crônica, e fiz outra especialização, agora no Tratamento da Dor Crônica, através de uma Pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) e um Curso Teórico/Prático de Procedimentos Intervencionistas em Dor, na Clínica Singular em Campinas/SP.

 

Com esta formação, consegui agregar conhecimentos nas várias formas de tratamento da dor na coluna vertebral, seja medicamentoso, intervencionista (procedimentos percutâneos) ou cirúrgico, podendo oferecer um tratamento completo aos meus pacientes.

 

 

 

 

 

A dor, tanto aguda como crônica tem recebido a atenção dos profissionais de saúde a milênios.

 

Hipócrates, na Grécia antiga, já referia que aliviar a dor é uma obra divina. O professor do Hospital Universitário de Madri, Antonio Ojugas, na sua obra "A dor através da história e da arte" vol. 1 (Editora Atlas Medical Publishing Ltd. UK. 1999), refere : "Por isso, (referente à dor e ao sofrimento) em todas as civilizações, em todos os países e em todos os momentos históricos, tentou-se explicar o que é e porque sentimos a dor e a forma de combatê-la, daí porque ela foi o motivo mais importante e decisivo para o desenvolvimento da arte de curar". 

 

Nas últimas décadas verificamos um grande interesse e um progresso muito importante na área de dor. São variados os motivos.

 

Podemos dizer que o aumento na sobrevida em geral da humanidade é, um dos determinantes desse progresso. Notamos um rápido e vultuoso crescimento da população em geral, com um aumento importante na vida média da população. As pessoas têm, portanto, um aumento das possibilidades de apresentarem condições dolorosas características da terceira idade e ficam mais expostas a outras condições potencialmente dolorosas (doenças, traumas etc).O aumento da sobrevida em relação às doenças determinou um crescimento das sequelas dolorosas.

 

Admite-se a prevalência das dores crônicas em aproximadamente 30% da população de um país. Teríamos, desta forma, no Brasil, aproximadamente 50 milhões de pessoas com dores crônicas e no Espírito Santo cerca de 1 milhão de pessoas. Seguramente uma queixa refletindo uma das maiores prevalências de doença em nosso país! Lembramos que as dores crônicas, por si só, perdem a finalidade biológica de alarme, sendo assim consideradas como doença, e não sintoma.

Dor crônica!!!! Uma doença, e não um sinal de alerta!

 

 

 

 

Apesar de quase todas as especialidades médicas tratarem de algum tipo de dor, o tratamento de dores, em especial das dores crônicas, é um grande desafio, devido suas várias causas e fatores associados.

 

Devido a esta complexidade, o tratamento da Dor foi incluído pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) como Área de Atuação de algumas especialidades médicas.

 

Para um médico especialista adquirir o título de Área de Atuação em Dor não basta fazer a Residência Médica. O especialista deve ainda cumprir alguns critérios estabelecidos por cada especialidade para aquisição deste título. 

 

O médico com Área de Atuação em Dor está habilitado a se identificar como especialista no tratamento da Dor e a tratar, de forma adequada, o paciente com este sintoma/doença altamente frequente e incapacitante, buscando-se sempre o alívio da dor e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

 

Um especialista pode fazer toda a diferença em seu tratamento!!!

Por que um especialista em Dor?

 

 

 

 

 

Procedimentos intervencionistas para tratamento da Dor são aqueles realizados para diagnóstico e/ou tratamento de dores crônicas refratárias ao tratamento medicamentoso e fisioterapêutico.

 

Estes procedimentos são realizados por médicos especializados, em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia local e sedação leve, e são guiados por fluoroscopia (raios-x) ou ultrassonografia ou tomografia computadorizada, o que confere maior segurança e propicia maior efetividade ao tratamento. 

 

Podem ser realizados bloqueios/infiltrações, que são aplicações de medicamentos (anestésicos e corticosteróides) ou realizados procedimentos ablativos, através da injeção de agentes químicos (álcool, fenol) ou utilização de eletrodos e geradores de radiofrequência, que provocam lesão térmica ou modulação de nervos que podem transmitir as sensações dolorosas.  

 

O objetivo do tratamento é o alívio da dor crônica refratária, seja este total ou parcial e temporário ou definitivo, não sendo os procedimentos curativos.

Tratamento Intervencionista da Dor

Próximos congressos

13o Congresso Brasileiro de Dor

Tratamento da dor

VII Cindor

 

Tratamento da dor

XXXI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia

Vídeo

Rizotomia de facetas lombares por radiofrequência

bottom of page